“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.” - Philip Kotler
Um consumidor satisfeito compra novamente as suas soluções e ainda indica o seu negócio para amigos e familiares, tudo sem cobrar nada por isso.
Mas como ter clientes satisfeitos? De antemão, podemos dizer que é preciso mais do que oferecer produtos ou serviços de qualidade. É necessário também encantar o consumidor em todas as interações que ele tiver com a empresa.
As pessoas que mais impactam os seus clientes são aqueles que entendem do negócio/necessidade do cliente. Pode parecer óbvio, mas é importante começar por essa dica. Todas as suas interações com os consumidores devem ser voltadas para conhecer e atender as necessidades deles.
Para conseguir fazer isso, é preciso conhecer bem o seu público-alvo, sua persona e seu perfil de cliente ideal (ICP). Dessa forma, as soluções propostas pela empresa realmente atenderão aos anseios dos consumidores, tornando-os mais satisfeitos.
Por falar em atender, o atendimento ao cliente é uma peça-chave quando o assunto são clientes satisfeitos.
É fundamental direcionar esforços para oferecer um atendimento eficaz. Reduza o tempo de resposta e resolva os problemas dos clientes de forma prática e objetiva. Isso vai mostrar sua autoridade no assunto e passar confiança.
A empatia é fundamental na hora de lidar com os clientes. Quando for atendê-los, coloque-se no lugar deles e ofereça o atendimento que gostaria de receber.
Proporcione sempre um atendimento humanizado, que aproxime a sua empresa dos clientes e faça com que sintam que, do outro lado da linha, tem uma pessoa pronta para ouvi-los e em prontidão para atender.
Muitas empresas focam em encantar os clientes durante a venda, mas se esquecem que o pós-vendas também é crucial.
Essa etapa posterior ao fechamento do negócio serve para garantir que o cliente obtenha sucesso com o produto ou serviço adquirido, tendo suas expectativas e necessidades atendidas.
Além de oferecer um bom atendimento, dê voz aos seus clientes. Tenha um canal para que eles possam dar feedbacks. Sem ouvir a opinião dos consumidores, fica difícil saber onde você pode melhorar.
Uma boa maneira de obter feedbacks é aplicando pesquisas de satisfação, para colher a opinião dos consumidores.
Além disso, fique de olho em canais como as redes sociais. O monitoramento de plataformas como Instagram e Facebook pode trazer insights interessantes sobre como seus clientes se sentem sobre a sua marca.
Seguindo as dicas acima, sem sombra de dúvidas, deixar e manter seus clientes satisfeitos será possível
Fonte: Resultados Digitais